CURITIBA - PARANÁ - Nosso Ile é de Candomblé e Umbanda. A Umbanda 15/15 dias trabalhos de cura todas as quintas feiras. Candomblés divulgaremos neste blog e face Ya Cris Osun Ou Pag. Ile Ase Iba Omi Osun. Estamos localizados: Av. da Republica 6581 - Bairro Guaira - Curitiba /Pr. isacrisgon@gmail.com Fone: 9 9977 2089 (whatsApp) https://www.facebook.com/IleAseIbaOmiOsun
Olodumare ilumine nossos caminhos.
segunda-feira, 3 de maio de 2021
HISTÓRIAS E ESTÓRIAS
HISTÓRIAS E ESTÓRIAS
Surge para contar um pouquinho de
mim, de voce e de quem queria
vivenciar com alegri
momentos quer marcaram nossas
vidas.
Atoto nossos respeito.
Gratidão ao autor e meu Babakekere Gilmar pela partilha.
Angola
gratidão ao autor e a partilha do meu irmão Hitalo
KISABA KIASAMBUKÁ
(Folha sagrada!)
KATENDÊ MUKUA-XI NSABA!
(O habitante das folhas!)
KIUÁ KATENDÊ
(Salve KTENDE!)
Um pouco sobre Angola
TAT’ETU KATENDE
TAT'ETU KATENDE, KAYTUMBA, KAYTE, KAYTINGAN-JIMA, são nomes e variações daquele que mora na floresta que ninguém entra, que assume várias formas, tal como um velho ou em outras horas como um menino, ele é a própria transformação.
MUKIXI das folhas detém o segredo e o encantamento de todas as JIN'SAABA, em seu uso litúrgico e também medicinal. É quem se reverencia no ritual do KISAMBUKA (encantamento das folhas), no ritual do DENKWA (encantamento das raízes para confecção de bebidas sagradas) e no ritual de HANDEKWA (produção de sumos venenosos com as folhas, usada no ritual HEEMBA e SIMBI).
Mukixi Katende é o mukixi do segredo da liturgia das jinsaaba, saudamos ele no ritual do Kisambuka (cantar folhas), e além de ser um MUKONGO (caçador), também é um NGANGA (feiticeiro, consultor de oráculos)
TATETU KATENDE é o senhor da grande MUXITU (floresta sagrada), é quem nos dá a cura, mas também a morte... senhor das entranhas das matas, oras pode ser um homem velho, oras pode ser um jovem rapaz, oras pode ser um felino, oras pode ser um pássaro sagrado... ele é um dos deuses da transformação e do encanto
Existe uma LUSABU (mitologia) que fala sobre usar a HIXITA (fogueira) na MUXITU para se localizar, talvez para os povos MUXIKONGO a "pipa" seria um elemento simbólico com a mesma finalidade, no caso de sinalizar algo ou alguma coisa.
Segunda meus mais velhos uma qualidade do NKISI KATENDE, o velho feiticeiro, sua forma quanto velho.
KATENDE é um NKISI da mata e no culto banto ele detém todo poder sobre a flora e a fauna, compartilhando esses saberes com os MUKONGO.
O culto banto é plural então entender o culto de KATENDE é expansivo, pois pode haver diferença de uma raiz para outra, até porque, os países que cultuam essa divindade tinham suas formas práticas de diferenciar as coisas, mas KATENDE de modo geral é a divindade das folhas e de todo segredo que nelas contém, seja ritual ou medicinal. KATENDE também é saudado no culto de N'KOKO-A-LUNGA (a divindade da adivinhação) pois para seus rituais é fundamental a adoração ao NKISI KATENDE, tanto que os homens que consultam o N'GOMBU, oráculo de N'KOKO- A LUNGA chamamos de TCHIMBANDA ou KIMBANDA, fazem sacrifícios e rituais de obrigação e purificação para KATENDE.
KATENDE tem alguns outros nomes em seu culto como KAYTUMBA, KAYTÁ ou KAYTARE é uma das divindades da MUXITU dos povos ANDESU-MPAKA, em algumas casas chamam de qualidades, mas na verdade são nomes que tribos diversas chamam essa divindades. Ele detém o poder sobre as folhas, a caça no culto bantu já não é uma referência dele como em outros cultos, ele se atém pura e exclusivamente a este domínio sobre as ervas e tem um ritual específico chamado KISAMBUKÁ, que se atribui louvar e preparar receitas com essas folhas, para dada função dentro de um NZO. O animal ligado à ele é o camaleão, o lagarto, os pássaros, os vaga-lumes ( que são fundamentais em certos rituais para ele ) e também o porco do Mato.
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