Olodumare ilumine nossos caminhos.

Olodumare ilumine nossos caminhos.
Jogo De Buzios e Cartas

quinta-feira, 12 de maio de 2011

UM POUCO SOBRE OXUM


Oxum é um Orixá feminino da nação Ijexá, adotada e cultuada em todas as religiões afro-brasileiro. É o Orixá das águas doces dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza. Em Oxum, os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões, e também na vida financeira, a que se deve sua denominação de "Senhora do Ouro", que na África  e do Cobre, por ser o metal mais valioso da época, no Brasil adotou-se o ouro por ser o metal mais valioso em nosso País.
Na natureza, o culto a Oxum costuma ser realizado nos rios e nas cachoeiras 
Qualidades De Oxum
  • Kare - 
  • Iyepòndàá ou Ipondá -
  • Yeyeòkè
  • Iya Ominíbú
  • Ajagura
  • Ijímú
  • Ipetú
  • Èwuji
  • Abòtò
  • Ibola
  • Oparà ou Apará - 
Sete folhas mais usadas para Oxum

quinta-feira, 24 de março de 2011

Candomblé No Ile Asé Omi Ire -9977-2089

Candomblé do Ogum  e
Obrigação de César do Oxosse
Saida de  Yao
Dia 09 de abril  2011
Apartir da 18:30 Horas
Os amigos são sempre bem vindo

                

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

IACA CONVIDA - PARTICIPE!!! CULTURA É FUNDAMENTAL!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CANDOMBLÉ

Os amigos do nosso Ilê estão convidados para Candomblé de Yao -  Dia 22/01/2011 a partir das 18horas - contato -  Fone: 9977 2089 

CANDOMBLÉ

O candomblé é uma religião africana trazida para o Brasil no período em que os negros desembarcaram para serem escravos. Nesse período, a Igreja Católica proibia o ritual africano e ainda tinha o apoio do governo que julgava o ato como criminoso, por isso os escravos cultuavam seus Orixás, Inquices e Vodus omitindo-os em santos católicos. 
Os orixás para o candomblé são Santos e Olodumare/ Zambi o Deus supremos. Possuem personalidade e habilidades distintas bem como preferências ritualísticas. Cada pessoas tem sua energia original que determina seu Orixá que em ritual de nascimento do santo ele se manifesta podendo compartilhá-lo com outro orixá caso necessário. 
Os rituais do candomblé são realizados em templos chamados casas, roças, Iles ou terreiros que podem ser de linhagem matriarcal quando somente as mulheres podem assumir a liderança, patriarcal quando somente homens podem assumir a liderança ou mista quando homens e mulheres podem assumir a liderança do terreiro. A celebração do ritual é feita pelo pai-de-santo ou mãe-de-santo, ritual este aprendido oralmente de pai para filho, que inicia o despacho do Exu. Em ritmo de dança o tambor é tocado e os filhos-de-santo começam a louvar e invocar seus orixás para que os incorporem. O ritual tem no mínimo duas horas de duração. 
O candomblé não pode ser igualado à umbanda, pois são diferentes. No candomblé, não há incorporação de espíritos já que os orixás que são incorporados são divindades da natureza enquanto na umbanda as incorporações são feitas através de espíritos encarnados ou desencarnados em médiuns de incorporação. Existem pessoas que praticam o candomblé e a umbanda, mas o fazem em dias, horários e locais diferentes
. 

FELIZ - 2011

 Mais um ano que iniciamos com o coração cheio de esperança, com a fé renovada e muito Amor! Nosso Ile deseja a todos Muita Saúde e muitas alegrias neste ano e que possamos desfrutar de bons amigos e bons momentos! Que nossas vidas sejam Iluminadas pelos Orixas a cada segundo!!!

Mãe Cris da Osu - Ya Omire

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010


Todos amigos estão convidados a participar da Festa da Dona Maria Mulambo. 
Encerramento das Giras Ano 2010
Com muita alegria agradeçendo aos nossos mentores espirituais
 por tudo que nos deu neste Ano e a certeza que sempre estarão ao nosso lado!