O ritual de iniciação no Candomblé, a feitura no santo,
representa um renascimento, tudo será novo na vida do yàwó, ele receberá
inclusive um nome pelo qual passará a ser chamado dentro da comunidade do
Candomblé.
A feitura tem por início no recolhimento. fica em reclusão, e
neste prazo são realizados banhos, boris, oferendas, ebós, todo o aprendizado
começa, as rezas, as dança, as cantigas…
É feita a raspagem dos cabelos (orô) e o abiã recebe o oxu
(representa o canal de comunicação entre o iniciado e seu orixá) o kelê, os
delogun, o mokan, o xaorô, os ikan, o ikodidé. O filho de santo terá que passar
agora por todo ritual sagrado.
O abiã ( aquele que ainda não é feito) terá agora que assentar
seu Orixá e ofertar-lhe emolação de animais de acordo com as características de
cada um. Feito isso ele passa a se chamar yàwó.
A festa ritualística que marca o término deste período é
denominada Saída de Yàwó, neste momento ele será apresentado à comunidade. Ele
será acompanhado por uma autoridade à frente de todos para que lhe sejam
rendidas homenagens.
O mais importante é que
aquele filho que passa por tudo isso com amor, resignação ao orixá, respeito
aos mais velhos e muita fé,
com certeza abriu as portas para buscar uma nova vida!
Dai para diante valera sua dedicação e seu
livre arbítrio para suas escolhas e sua dedicação a sua religião! E como toda religião ela existe para o acalento interior, para a
ligação sua ao ser supremo e não somente para resultados matemáticos, mas sim
resultados espirituais que poderão se o motor que impulsionara
seu caminho para boas escolhas!
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