Gratidão ao autor e meu irmão Hilario.
Oxaguian, Orixá enigma da diáspora.
Quando pensamos em Oxaguian (Osa’Ogyan = Orisa Ogyan), uns pensam no Orixa guerreiro Filho de Oxalufan outros pensam em uma fase mais nova do próprio Obatala, onde este dominava reinos das terras Yoruba.Fato é que este Orisa é um dos mais enigmáticos do panteão Afro-Brasileiro, dividindo opiniões entre os sacerdotes do Candomblé e até do culto tradicional africano.
Atendo-nos a diáspora, Oxaguian difere bastante de Oxalufan, inclusive em seus Oros onde em algumas raízes o mais novo recebe Oro com animais de ambos os sexos enquanto o mais velho apenas com animais fêmeas. Oxaguian durante o transe mantém postura firme e ereta, no intuito de representar a forma de guerreiro e rei. Seguindo esta linha de pensamento, em algumas fases deste Orisa ele aparece usando capacete, adaga e ofá (fase guerreira), e em outras usando coroa com filá e irukere(fase em que representa seu reinado).
Não cabe aqui falarmos sobre as diversas qualidade ou caminhos de Oxaguian, até mesmo porque existem sobre esse assunto muitas divergências, onde inclusive separam Ajaguna de Oxaguian, outros dizem até que não existe qualidades deste Deus. O ideal é seguir o que a raiz de cada um prega.
No Brasil este Orisa responde no Odu EjiOgbe ou comumente falado EjiOnile, representado no jogo de búzios pelo número 8, número este muitas vezes usado(erroneamente) para representar estado de fúria. Não é difícil escutarmos adeptos do candomblé dizerem “Hoje estou no 8” ou “Hoje meu 8 esta ativado”, apesar do Odu não representar esse tipo de atitude, o termo tornou-se popular, e todos nós quando ouvimos isso conseguimos entender. A notoriedade dessa frase da-se pelo caráter explosivo dos filhos deste Orisa.
Eu costumo dizer que os filhos de Orisa nascem com a virtude do Orisa invertida, ao contrário. Por exemplo, Oxaguian é a representatividade da estratégia, do fim para o recomeço, lutava para estabelecer a paz e o sustento, tudo isso com a perspicácia de um deus FUNFUN. Já seus filhos em sua maioria são extremamente explosivos, impacientes, por vezes grossos e até mesmo sem muita perspectiva para os acontecimentos futuros, vivendo apenas o hoje sem se preocupar com o amanhã. Ou seja, estão no Aye para evolução, para superarem essas limitações que divergem do exemplo atrelado ao modo de vida do Orisa, e quando o Omo-Orisa consegue minimamente seguir o que o seu Orisa ancestral propõe e ensina como a estratégia e paciência, conseguirá com certeza grandes feitos na vida, tanto espiritual e principalmente material. Por falar nisso, este é outro ponto que afeta muito a vida dos filhos de Oxaguian, os bens matériais, o dinheiro. Muitos deles aparentam desapego ao dinheiro, mas no fundo quando se vêem sem o Wowo (dinheiro) chegam no ápice do mal-humor. Ouvi de um Agba do candomblé que uma das penas para os erros dos filhos de Oxaguian era a perca de dinheiro e da estabilidade financeira, pois isso os deixam fora do prumo e devido a alta mediunidade que esse povo carrega eles conseguem perceber que erraram com a espiritualidade.
São grandes lideres quando mantem o Ori equilibrado.
O Orgulho deste povo pode ser defeito, mas também pode ser qualidade, quando na medida correta, pois sentem honra em lisonjear os que lhe rodeiam.
Poderiamos citar aqui, a ligação com quase todos os orisas cultuados no Brasil, Exu como parceiro, Ogum como filho e general, Yemoja e Osun como esposas, Oya como Affair e consultora, Ossaim como feiticeiro que o ajuda em guerras, enfim, o texto ficaria enorme.
Por fim, o Orisa Oxaguian, representa a continuidade, assim como Oxumare, onde um destrói o torto para construir o correto, e outro faz a vida girar para mante-la .
É como disse Iya Cidalia de Iroko em um vídeo:
“OXAGUIAN, O RETO, O CORRETO, O CERTO, O DIREITO.”
E Oxaguian é isso, e é o suficiente!
Yango de Obaluaiê
Agen Afro
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