Olodumare ilumine nossos caminhos.

Olodumare ilumine nossos caminhos.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Iniciação no Candomblé


O ritual de iniciação no Candomblé, a feitura no santo, representa um renascimento, tudo será novo na vida do yàwó, ele receberá inclusive um nome pelo qual passará a ser chamado dentro da comunidade do Candomblé.
A feitura tem por início no recolhimento. fica em reclusão, e neste prazo são realizados banhos, boris, oferendas, ebós, todo o aprendizado começa, as rezas, as dança, as cantigas…
É feita a raspagem dos cabelos (orô) e o abiã recebe o oxu (representa o canal de comunicação entre o iniciado e seu orixá) o kelê, os delogun, o mokan, o xaorô, os ikan, o ikodidé. O filho de santo terá que passar agora por todo ritual sagrado.
O abiã ( aquele que ainda não é feito) terá agora que assentar seu Orixá e ofertar-lhe emolação de animais de acordo com as características de cada um. Feito isso ele passa a se chamar yàwó.
A festa ritualística que marca o término deste período é denominada Saída de Yàwó, neste momento ele será apresentado à comunidade. Ele será acompanhado por uma autoridade à frente de todos para que lhe sejam rendidas homenagens.
 O mais importante é que aquele filho que passa por tudo isso com amor, resignação ao orixá, respeito aos mais velhos e  muita fé, com certeza abriu as portas para buscar uma nova vida!
Dai para diante valera sua dedicação e seu livre arbítrio para suas escolhas e sua dedicação a sua religião! E como toda religião ela existe para o acalento interior, para a ligação sua ao ser supremo e não somente para resultados matemáticos, mas sim resultados espirituais que poderão se o motor que impulsionara seu caminho para boas escolhas!

Nenhum comentário: